O que é o SaaS?
Software como serviço
O SaaS (Software como Serviço) permite aos usuários se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet. Exemplos comuns são e-mail, calendário e ferramentas do Office (como Microsoft Office 365).
O SaaS fornece uma solução de software completa que você pode comprar em uma base paga conforme o uso por um provedor de serviço de nuvem. Você pode alugar o uso de aplicativo para sua organização e seus usuários se conectarem a ele pela Internet, normalmente por um navegador da Web. Toda a infraestrutura subjacente, middleware, software de aplicativo e dados de aplicativo ficam no datacenter do provedor de serviços. O provedor de serviço gerencia hardware e software e, com o contrato de serviço apropriado, garante a disponibilidade e a segurança do aplicativo e de seus dados. O SaaS permite que sua organização entre em funcionamento rapidamente com um aplicativo por custo inicial mínimo.
Cenários SaaS comuns
Se você usava um serviço de e-mail baseado na Web, como Outlook, Hotmail ou Yahoo! Mail, então você já usou uma forma de SaaS. Com esses serviços, você se conecta à sua conta pela Internet, normalmente por um navegador da Web. O software de e-mail e suas mensagens são armazenados na rede do provedor de serviço. Você pode acessar seu e-mail e suas mensagens armazenadas por um navegador da Web em qualquer computador ou dispositivo conectado à Internet.
Os exemplos anteriores são serviços gratuitos para uso pessoal. Para uso organizacional, você pode alugar aplicativos de produtividade, como e-mail, colaboração e calendário e aplicativos de negócios sofisticados, como CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), ERP (planejamento de recursos empresariais) e gerenciamento de documentos. Você paga pelo uso destes aplicativos por assinatura ou de acordo com o nível de uso.
Vantagens do SaaS
Obter acesso a aplicativos sofisticados. Para fornecer aplicativos SaaS a usuários, não é necessário adquirir, instalar, atualizar ou manter hardware, middleware ou software. O SaaS torna aplicativos corporativos ainda mais sofisticados, como ERP e CRM, acessíveis a organizações que não têm recursos para comprar, implantar e gerenciar a infraestrutura e softwares necessários para si.
Pague apenas pelo que usar. Você também economiza porque o serviço SaaS escala verticalmente e horizontalmente de acordo com o nível de uso.
Use software cliente gratuito. Os usuários podem executar quase todos os aplicativos SaaS diretamente do navegador da Web sem precisar baixar e instalar software, apesar de alguns aplicativos exigirem plug-ins. Isso quer dizer que você não precisa adquirir e instalar software especial para seus usuários.
Mobilize sua força de trabalho facilmente. O SaaS facilita a mobilização de sua força de trabalho, pois os usuários podem acessar aplicativos e dados SaaS por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à Internet. Você não precisa se preocupar com o desenvolvimento de aplicativos para execução em tipos diferentes de computadores e dispositivos, já que o provedor de serviço já o fez. Além disso, você não precisa de especialistas especiais par gerenciar problemas de segurança inerentes na computação móvel. Um provedor de serviço cuidadosamente escolhido garantirá a segurança de seus dados, independentemente do tipo de dispositivo o consumindo.
Acesse dados de aplicativos de qualquer lugar. Com dados armazenados na nuvem, os usuários podem acessar suas informações por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à Internet. E, quando os dados do aplicativo estiverem armazenados na nuvem, nenhum dado será perdido se um computador ou dispositivo do usuário falhar.